Avaliação de método de aprendizagem ativa por caso clínico no curso de propedêutica do UniFOA
Palavras-chave:
metodologia de ensino, ensino médico, problematizaçãoResumo
O curso de medicina do UniFOA em fase de reformulação curricular, está passando do tradicional modelo flexneriano para o modular. A opção metodológica é pela aprendizagem ativa, aplicando a problematização, onde estudantes divididos em pequenos grupos se defrontam com problemas previamente elaborados, sob a supervisão de um docente. Embora exista uma extensa literatura sobre aprendizagem ativa, inclusive brasileira, os autores acreditam ser necessário avaliar os novos instrumentos, independente das alterações curriculares. Para tanto, optou-se pela aplicação da metodologia ativa numa disciplina ainda não afetada pela reforma – a disciplina de propedêutica no 4º período do curso. No presente estudo, os alunos foram submetidos a um questionário do tipo Lickert, com quinze afirmações. O questionário foi previamente submetido e aprovado pelo Comitê de Ética e os alunos assinaram termo de consentimento, sendo respeitado o anonimato. Ele foi aplicado após três meses da aula. Os resultados obtidos foram submetidos à análise estatística. O objetivo foi avaliar a satisfação e a participação dos alunos com a metodologia ativa aplicada, empregada nos alunos que ainda cursam o modelo tradicional, sem as influências dos demais prováveis benefícios oriundos da reforma.
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