Práticas corporais, ginástica feminina e educação (Valença 1950)

Autores/as

  • Christiane Guimarães Pançardes da Silva Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA
  • Marcelo Paraiso Alves Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA

Palabras clave:

Códigos de civilidade, Colégio Sagrado Coração de Jesus. história da educação física

Resumen

O Colégio Sagrado Coração de Jesus, situado no município de Valença, na década de 1950, constituía-se de um corpo discente feminino, o que acarretou uma diversidade de práticas educativas que influenciaram os códigos de civilidade no cotidiano da instituição: condutas de sexualidade, religião, vestimenta, dentre outros. Como estes códigos emergiram nas aulas de Educação Física? Quais os métodos de controle corporal utilizados? Diante do referido contexto, a pesquisa tem como intenção compreender as práticas corporais que emergiram das ações pedagógicas no Colégio Sagrado Coração de Jesus, interferindo nos gestos e códigos de civilidade das alunas da referida instituição. O arcabouço teórico-metodológico do estudo estruturou-se na junção de dois paradigmas que se entreteceram: o paradigma indiciário e a semiologia. O entrelaçamento possibilitou encontrar tessituras importantes para a produção histórica do tempo/espaço estudado. A opção ocorreu devido a dois aspectos que emergem no\do corpus documental utilizado: Primeiro, a fonte oral, que nos permitirá questionar, duvidar e talvez produzir outros possíveis conhecimentos sobre a instituição e suas práticas pedagógicas. O depoimento oral, ainda nos possibilitará a aproximação com a realidade estudada, pois toda fonte histórica derivada da percepção humana é subjetiva, mas apenas a história oral permite-nos desafiar essa subjetividade. Segundo aspecto é o material iconográfico, onde deve se considerar a fotografia simultaneamente, como imagem / documento e como imagem / monumento, onde no primeiro considera-se a fotografia como índice, marca de uma materialidade passada, na qual objetos, pessoas, lugares, nos informam sobre determinados aspectos desse passado (condições de vida, moda, infra-estrutura urbana e rural, condições de trabalho etc.) e no segundo a fotografia é um símbolo, aquilo que no passado, a sociedade estabeleceu como única imagem a ser perenizada para o futuro, sem esquecer que todo documento é monumento, se a fotografia informa, ela também conforma determinada visão de mundo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2018-07-18

Cómo citar

SILVA, Christiane Guimarães Pançardes da; ALVES, Marcelo Paraiso. Práticas corporais, ginástica feminina e educação (Valença 1950). Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 5, n. 1 Esp, p. 22–23, 2018. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/1647. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Especial Educação Física

Artículos similares

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a