Educação ambiental em trilhas interpretativas
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2211Keywords:
educação ambiental, trilhas interpretativas, parque naturalAbstract
Este estudo representa um Projeto de Iniciação Científica que foi realizado em trilhas em um Parque Natural Municipal, localizado no bairro Santa Cruz, no Município de Volta Redonda, Estado do Rio de Janeiro. Foi feito interpretação e implementação de trilhas, para utilização em práticas de ensino. Este estudo se justifica pela importância de as trilhas residirem em estimular alunos e visitantes deste Parque, acerca da preservação da natureza. Portanto, o objetivo do estudo foi desenvolver educação ambiental (EA) visando educadores, alunos do ensino fundamental e médio de escolas do Município. A metodologia utilizada foi através de plantio de espécies ornamentais sendo as mesmas plantadas em berços com 20 cm de profundidade por 20 cm de diâmetro. Foi elaborado material de apoio como, planilha de campo para descrição dos atrativos das trilhas selecionadas para o estudo. Fizemos um plano de atividades para a implementação das trilhas de forma gradual e contínua, com a realização de avaliações e monitoramentos semanais de todo processo realizado. As incursões ao local foram ocorridas semanalmente. Seguimos a definição dos pontos mais atrativos do Parque, para subsídios dos eixos temáticos para utilização em EA como: flora, fauna, recursos hídricos, solo e posteriormente saúde. Tivemos como resultado parcial a produção de 80 placas interpretativas das principais espécies de vegetais amostradas na área, plantio de espécies ornamentais, produção de bancos e mesas feitos com troncos de árvores, que serão utilizadas em áreas para descanso nos projetos de EA.
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